Navegar para Cima


Busca Ok A+ | A-

Curiosidades sobre a cultura judaica

 01/04/2010


Curiosidades sobre a cultura judaica

A palavra “Shabat” significa, no hebraico, cessar, descansar.  De origem Biblíca (Genesis), o Shabat é considerado o dia de repouso, já que, de acordo com os ensinamentos bíblicos, depois de criar o mundo em seis dias, Deus (D´us) repousou no sétimo. É considerado o dia mais importante do calendário judaico e começa no por do sol de sexta-feira (dezoito minutos antes do anoitecer) e se estende por vinte quatro horas , terminando vinte minutos depois do anoitecer de sábado.

Neste dia é proibido acender fogo, cozinhar, acionar qualquer aparelho elétrico, andar de elevador, acionar sensores de portas, mexer com dinheiro, dirigir, escrever e muitas outras categorias de trabalho e suas derivações. Porém, na lei judaica salvar uma vida e proteger a saúde de uma pessoa tem precedência sobre as leis de Shabat, consequentemente, as atividades normalmente proibidas no Shabat podem ser realizadas em caso de emergência.

Outro costume é a alimentação a base de comida kosher (do hebraico, permitido), preparada com a supervisão de rabinos, segundo regras específicas. A dieta, entre suas regras, proíbe o consumo de carne de porco e frutos do mar e a mistura de laticínios com qualquer tipo de carne, além de cuidados específicos na lavagem das folhas e frutas.

Desta maneira, os profissionais do Hospital Samaritano estão preparados para atender as necessidades deste público.


Voltar

Deixe seu comentário

 
 
 
0 Caracteres Digitados | Restam 1024