Navegar para Cima


Busca Ok A+ | A-

Doenças de pele

 04/09/2009


Doenças de pele

Quais são as doenças de pele mais comuns?

As doenças de pele mais comuns são acnes, melasmas (uma espécie de mancha), eczemas, rosáceas, melanomas (câncer), alergias e urticárias. Algumas delas são sazonais, alternando épocas de melhora e piora. Um ponto em comum nas doenças de pele é que elas possuem variáveis, como crises emocionais, estresse, clima e poluição.

É possível definir doenças de pele com maior incidência em homens? E mulheres e crianças?

Sim. O homem costuma ter queda de cabelo, foliculite, seborréia, micose e acne. As mulheres costumeiramente têm acne, queda de cabelos, rosácea e melasma. No caso das crianças, são comuns dermatites atópicas, verrugas e candidíase.

O que pode provocar uma doença de pele?

Muitas doenças da pele estão diretamente ligadas ao sistema imunológico de nosso corpo. Muitas vezes, é por um erro das defesas do organismo que se inicia uma inflamação. Ao contrário do que é dito, elas não têm época do ano para aparecerem. No tempo frio, são comuns problemas ligados à secura da pele, enquanto o calor provoca um descontrole da oleosidade.

Que cuidados devo ter com a minha pele?

A higiene do corpo requer cuidados. É importante evitar vários banhos em um único dia, sob o risco de perda da barreira natural da pele e hipersensibilidade. Além disso, o pH deve ser mantido equilibrado através do uso de tônicos e sabão especial. Outra forma de proteger a pele é utilizar filtro solar – fator 15 a 30 no dia-a-dia e de 30 a 50 na praia. Esse cuidado impede a ação dos raios ultravioletas do sol e também de alguns tipos de lâmpadas.

Como reconheço qual é o meu tipo de pele?

Pele seca – A pessoa sente que sua pele está fina, áspera, repuxada e sem brilho. A limpeza deve ser feita com sabões suaves e produtos que lubrifiquem e reforcem a proteção da pele (oleosidade). Sofrem muito ao serem expostas ao ar condicionado e vento, perdendo a umidade natural;

Pele oleosa – É extremamente brilhante e elástica. Parece engordurada ao passar das mãos. A limpeza constante é fundamental, mas sem excessos que podem causar o estímulo das glândulas sebáceas – responsáveis pela liberação das secreções oleosas.

Pele mista – A pele é oleosa em alguns pontos e seca em outros. É o tipo de pele mais comum. Geralmente, tem oleosidade no nariz, testa e queixo e é seca nas bochechas.

Pele sensível – Fica vermelha com facilidade e tende à irritação, mesmo mediante o uso de produtos suaves. Tendem a desenvolver acnes, rosáceas e dermatites.

Hanseníase, melanoma e outras doenças de pele

Fonte: Dra. Gabriela Casabona, dermatologista do Hospital Samaritano - SP


Voltar

Deixe seu comentário

 
 
 
0 Caracteres Digitados | Restam 1024