Hospital Samaritano

0
87308
prédio do hospital samaritano

Sobre

Em 2004, o Hospital foi acreditado pela Joint Commission International (JCI), tornando-se o terceiro hospital geral privado do Brasil a ser reconhecido nacional e internacionalmente pelo mais importante órgão certificador de padrões de qualidade das instituições de saúde no mundo, e reacreditado três vezes, sendo a ultima em 2014.

A Acreditação atesta a eficiência dos processos adotados pelo Samaritano, demonstrando padrões de excelência e segurança para seus clientes e
profissionais.

Com mais 5.000 médicos credenciados, além de uma equipe com mais de 2.300 funcionários altamente capacitados, o Samaritano é uma instituição
filantrópica, considerada com um dos Hospitais de Excelência pelo Ministério da Saúde para realização de projetos assistenciais, pesquisas, ensino e apoio na gestão de hospitais públicos.

É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Urologia, Ginecologia e Perinatologia, Trauma e
Transplantes, com atendimento completo e integrado aos pacientes. Oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma. O Complexo Hospitalar conta 319 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com 14 salas para realização de procedimentos de alta complexidade.

Neste site, você vai conhecer um pouco mais sobre os conceitos que regem a atuação do Samaritano, compartilhar as novidades e avanços do hospital e saber como utilizar os diversos serviços que a instituição oferece.

História

Entrada do primeiro hospital Samaritano
Entrada do primeiro hospital Samaritano

Receber pessoas de todas as crenças, raças e nacionalidades. Essa foi a semente que gerou o Hospital Samaritano, inaugurado no dia 25 de janeiro de 1894.

A ideia surgiu quando o imigrante chinês José Pereira Achao teve seu atendimento recusado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por ser protestante. Na época, as regras ditavam que todo paciente não católico precisava ser doutrinado e se converter para ser atendido. Achao só recebeu tratamento para febre tifoide após se converter. Porém, antes de morrer em 1884, doou todos os seus bens à Igreja Presbiteriana com a intenção de que se criasse um hospital que atendesse a todos, sem distinção.

Um grupo de imigrantes britânicos, norte-americanos e alemães, apoiados por tradicionais famílias paulistas, adotou a ideia e tomou a iniciativa de fundar a Sociedade Hospital Evangélica, em 1890. Quatro anos mais tarde, a sociedade tornou-se o Hospital Samaritano.

Com a urbanização e industrialização de São Paulo, o hospital se transformou e modernizou. Sempre seguindo os avanços da medicina, o Hospital Samaritano investiu em equipamentos, tecnologia e treinamento, passou a oferecer novas especialidades clínicas e cirúrgicas, ampliou seu atendimento e se tornou reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu padrão de qualidade. Hoje, o hospital é referência de qualidade no atendimento e tecnologia de ponta, mas sem perder de vista a ideia que lhe deu origem: o cuidado e a dedicação integral ao paciente.

Missão, Visão e Valores

Cuidado e se dedicar integralmente ao paciente, independente de crenças, raças e nacionalidades.

Esse foi o alicerce que fundou o Hospital Samaritano. Ao longo de seu mais de um século de existência, o hospital passou por diversas mudanças e transformações, mas sem perder de vista esse ideal inicial. E é fundamentado nele que o Hospital Samaritano desenvolve seu trabalho, o que faz com que seja hoje um dos melhores hospitais do Brasil.

Missão

“Somos comprometidos com a segurança e assistência à saúde, eficiência operacional e alto desempenho, respeito à diversidade e acolhimento diferenciado, atuando com responsabilidade social”.

Visão

“Ser eficiência em medicina especializada, integrada com ações de responsabilidade social, gerando e disseminando conhecimento, investindo na gestão empresarial e no capital humano”.

Valores

  • Acolhimento e respeito
  • Qualidade e segurança
  • Comprometimento e efetividade
  • Entusiasmo e espírito de equipe
  • Valorização e desenvolvimento
  • Inovação e empreendedorismo

Qualidade e Segurança

No Samaritano, qualidade e segurança são valores fundamentais, que não se restringem a um departamento, e sim a todas as estruturas da instituição, garantindo que seja possível oferecer o que há de melhor em serviços de saúde.

Na prática, isso se dá a partir da atuação integrada entre a área de Qualidade e Segurança, com todas as áreas assistenciais, a fim de garantir a execução dos processos de forma adequada, na prevenção de danos em toda instituição e na educação de funcionários, médicos e pacientes.

Com essa integração, o caminho natural é conquistar a máxima excelência. Por isso, as certificações de qualidade são uma consequência desse processo.

A gestão da Qualidade e Segurança está baseada em diversos indicadores, especialmente escolhidos a fim de garantir que o olhos sobre estrutura, processos e resultados, reflita a busca pela sustentabilidade, qualidade assistencial e reconhecimento de nossos clientes.

Nesse sentido, constantemente são feitas análises dos protocolos assistenciais, números de danos, performance das áreas e outras variáveis, visando sempre à melhoria no desempenho dos processos.

Reconhecimento

O Hospital Samaritano investe continuamente no melhor atendimento ao paciente, através de equipamentos de ponta, tecnologias modernas e treinamento de pessoal. O resultado é um serviço de alta qualidade, reconhecido nacional e internacional através reconhecimentos.

  • Ranking dos Melhores Hospitais e Clínicas na América Latina 2014 da revista América Economia Intelligence, na segunda posição no Brasil e
    sexta posição na América Latina.
  • Melhores da Dinheiro – Revista IstoÉDinheiro 2014, categorias Responsabilidade Social (segunda posição), Governança Corporativa (segunda posição), dentro do segmento Saúde.
  • Selo Empresa Cidadã 2011/2012, da Câmara Municipal de São Paulo.
  • Melhores da Dinheiro – Revista IstoÉDinheiro 2011, categorias Responsabilidade Social (segunda posição) e Inovação e Qualidade (quinta posição), dentro do segmento Saúde.
  • Ranking dos Melhores Hospitais e Clínicas na América Latina 2011 da revista América Economia Intelligence, na segunda posição.
  • Selo SINASC (Sistema de Informações de Nascidos Vivos) 2011 da Prefeitura Municipal de São Paulo

Fonte: Antigo site oficial do hospital Samaritano.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Deixe uma resposta