Busca Ok A+ | A-

Centro Cirúrgico e Obstétrico

 
Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico 

 O Centro Cirúrgico do Hospital Samaritano ganhou nova estrutura com o Novo Complexo Hospitalar inaugurado em 2011. Composto por 10 salas cirúrgicas para alta complexidade, a área teve o investimento aproximado de R$12 milhões e conta com as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado.
A presença de salas inteligentes é um dos destaques, já que contam com tecnologias que permitem  transmissão por teleconferência em tempo real para qualquer parte do mundo, bem como histórico do paciente, imagens de exames digitalizados e disponíveis no momento do procedimento para a equipe médica. Tudo isso por meio de um sistema de prontuário eletrônico com certificação digital de todos os profissionais da assistência.
Além disso, os ambientes contam com monitores com tecnologia de led, que proporcionam alta definição das imagens para a realização de procedimentos de grande precisão e focos cirúrgicos também com a mesma técnica, que proporcionam ótimo campo visual ao cirurgião, sem a presença de sombras. Já as estativas, colunas para suportar aparelhos de anestesia e bombas de infusão, por exemplo, possuem fixação no teto a fim de facilitar a higienização do ambiente e a circulação dos profissionais pela sala, já que eliminam a fiação ao longo do chão.

Duas das salas contam com a tecnologia Variop, da empresa de equipamentos médicos Maquet, construídas com painéis modulares metálicos e pintura especial, que facilitam a assepsia e higienização do ambiente. Esta nova tecnologia atende às mais altas exigências de segurança, técnicas, óticas e higiênicas do mercado.
A estrutura ainda contempla leitos de recuperação anestésica, farmácia satélite, sala de assistência técnica e central de material de esterilização, além de uma equipe de enfermagem e do corpo clínico altamente qualificado e especializado.

O Centro Cirúrgico está preparado para realização de partos normais, cesarianas e cirurgias obstétricas de alto risco, tudo seguindo os mais rigorosos padrões de controle, segurança e qualidade. Todas as etapas do trabalho de parto e parto são acompanhadas especialmente por enfermeiras obstetras exclusivas. Após o parto, as mães são encaminhadas para uma sala de recuperação anestésica.  Até a completa recuperação, as mães são acomodadas em apartamentos com alojamento conjunto, onde o bebê pode ficar até 24 horas por dia.
Os procedimentos de hemodinâmica continuam sendo realizados no Centro Cirúrgico Lane.

Estrutura física

O Centro Cirúrgico do Hospital Samaritano é composto de:

Sala de espera externa (com interfone para comunicação interna);
Vestiários (femininos e masculinos);
Área de recepção do paciente;
Salas de cirurgias;
Farmácia satélite;
Sala de assistência técnica;
Sala de recuperação pós-anestésica.

Equipes que atuam no Centro Cirúrgico

Equipe de anestesia - composta por médicos anestesiologistas.
Equipe cirúrgica - composta por cirurgião, cirurgião assistente e instrumentador cirúrgico.
Equipe de enfermagem - composta por enfermeiras-chefe, enfermeiras assistenciais, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, técnico de eletrônica e equipes de farmácia, higiene e segurança.

Recuperação Pós-Anestésica

A sala de Recuperação Anestésica (SRA) é a área que se destina à permanência do paciente logo após o término do ato anestésico-cirúrgico - sob os cuidados permanentes da equipe de enfermagem e anestesiologia.

A SRA tem como objetivo oferecer suporte ao paciente na fase de recuperação da anestesia até que os reflexos estejam presentes, os sinais vitais voltem à normalidade e seja recuperada a consciência. Após receber alta anestésica, o paciente retorna a unidade de origem.